Olympic Shooting Venue / Magma Architecture

 

© J.L. Diehl

O London Shooting Venue vem recebendo os eventos do tiro esportivo nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2012, no sudeste de Londres, no distrito de Woolwich. A primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Londres foi conquistada no local, na competição Air Pistol 10m feminina, no dia 28 de julho. Depois do evento olímpico, os três edifícios temporários e móveis serão desmontados e tem-se a previsão de que serão reconstruídos em Glasgow para os Jogos Commonwealth em 2014.

© J.L. Diehl

O Tiro é um esporte onde os resultados e o progresso da competição são dificilmente percebido pelo olho do espectador. O projeto da arena de tiro foi impulsionado pelo desejo de evocar uma experiência de fluxo e precisão inerente ao tiro esportivo através de um espaço dinamicamente curvo.

© J.L. Diehl

As três faixas de alcance foram configuradas em uma fachada dupla levemente curvada repleta de aberturas com cores vibrantes. Bem como ressaltar a fachada, estes pontos operam como nós de tensionamento. A membrana de PVC de 18 mil metros quadrados funciona melhor nesse formato alongado já que evita que o vento aja na fachada. O aspecto fresco e claro dos edifícios aprimora o caráter festivo do evento olímpico.

© J.L. Diehl

A arena de Tiro não está situada no Olympic Park, mas tem sua própria locação em Woolwich nos terrenos do histórico Quartel da Artilharia Real. Estima-se que mais de 104.000 espectadores assistirão as competições.

© J.L. Diehl

Os três edifícios compreendem 3.800 lugares divididos entre duas faixas parcialmente fechadas para as eliminatórias das disputas dos 25 e 10/50m, e uma inteiramente fechada para o alcance final. Juntos, eles formam um complexo no campo verde. A sua longa fachada de 107 m de extensão, faz referência ao comprimento da estrutura do edifício do quartel, mas tem sua própria expressão arquitetônica contemporânea.

© J.L. Diehl

Guiado pelas altas exigências do cliente, a Olympic Delivery Authority, a sustentabilidade foi um fator chave na definição do projeto.  Todos os materiais serão reutilizados ou reciclados. Os três edifícios são totalmente móveis, cada conjunto foi projetado para que possa ser remontado. Além disso, as fachadas semitransparentes sobre duas das três faixas reduz a necessidade de luz artificial, e a ventilação é totalmente natural.

© J.L. Diehl

O detalhe de tensão foi conseguido através uma eficiente configuração modular de componentes de aço normalmente usados em stands temporários. A geometria dupla é um resultado da utilização ótima da membrana.

© J.L. Diehl

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Magma Architecture
  • Ano: 2011
  • Área construída: 14305 m²
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Operação projetual:Instalação
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Metal e Tecido
  • Estrutura: Aço e Metal
  • Localização: Londres, Reino Unido
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Magma Architecture
  2. Equipe de projeto: Martin Ostermann with Lena Kleinheinz, Hendrik Bohle, Susanne Welcker, Pablo Carballal, Niko Mahler, Philipp Mecke, Diana Drogan, Veljko Markovicz, Manuel Welsky

 

  1. Consultor: Mott MacDonald
  2. Cliente: Olympic Delivery Authority
  3. Capacidade Total: 2,900 assentos
  4. Fotografias: J.L. Diehl, Magma Architecture

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Olympic Shooting Venue / Magma Architecture" 10 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-63508/olympic-shooting-venue-magma-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.